Um abraço,
Olivia S. de Lima Leite
JOGO 1: LÍGUE 3
MATERIAL: 1 tabuleiro quadrado com 30 cm de lado, lápis, régua, tesoura, caneta hidrocor ou giz de cera colorido, papelão (ou e.v.a.) para confeccionar o tabuleiro, 3 peças de dois tipos diferentes para cada jogador (pedras, tampinhas de garrafa, moedas, outros...).
COMO DESENHAR O TABULEIRO: Fazer um quadrado com 30 cm de lado. Dividir ao meio em forma de + e depois em forma de ×, obtendo assim quatro quadrados de 15 cm, sendo que cada um deverá apresentar um × em seu interior. Marcar 13 pontos com caneta hidrocor, a partir do centro. Todos os pontos de encontro (ligação) deverão ser reforçados.
COMO JOGAR: Os dois jogadores, alternadamente, colocam 1 peça de cada vez sobre um ponto vago no tabuleiro. Quando as 6 peças tiverem sido colocadas, os jogadores revezam-se, movimentando 1 peça por vez ao longo de qualquer linha até o próximo ponto vago. Não é permitido saltar por cima de uma peça.
Cada jogador tenta fazer uma linha com suas 3 peças. Uma linha pode ser feita no sentido vertical ou horizontal, ou em uma das diagonais. São 8 maneiras (ao todo) de fazer uma linha.
O vencedor será o jogador que conseguir alinhar 3 peças primeiro. Se ninguém conseguir colocá-las, considera-se a partida empatada.
Nota: As peças para formar as linhas podem ser miniaturas de carrinhos ou de bichinhos. A criatividade fica por conta de quem joga.
JOGO 2: LÍDER NOTA 1.000
MATERIAL:
- Cinco dados
REGRAS: Jogar no sentido horário, quando se tratar de mais de dois jogadores.
- Cada participante deverá lançar os dados até atingir 100 pontos.
- Inicia o jogo quem primeiro conseguir fazer os 100 pontos.
- Os demais participantes devem continuar tentando até conseguir atingir 100 pontos ou mais.
- Enquanto tirar o 1 ou o 5, o jogador poderá continuar a lançar os dados.
- Quando num lançamento não aparecer o 1 ou o 5, o jogador perderá a vez.
- Quando atingir 100 pontos o participante poderá parar ou continuar o jogo.
Nota: Aconselha-se a parar e passar a vez, pois o jogador corre o risco de perder tudo.
LANÇAMENTO DE DADOS:
1 = 10
5 = 50
Outros = Zero
Vence o jogo o participante que atingir primeiro 1.000 pontos (exatos).
JOGO 3: ALCANCE 10.000
MATERIAL:
- Cinco dados
REGRAS: Jogar no sentido horário, quando se tratar de mais de dois jogadores.
- Cada participante deverá lançar os dados até atingir 500 pontos.
- Inicia o jogo quem primeiro conseguir fazer os 500 pontos ou mais.
- Os demais participantes devem continuar tentando até conseguir atingir 500 pontos ou mais.
- Enquanto tirar o 1 ou o 5, o jogador poderá continuar a lançar os dados.
- Quando num lançamento não aparecer o 1 ou o 5, o jogador perderá a vez.
- Quando atingir 500 pontos o participante poderá parar ou continuar o jogo.
Observação: Aconselha-se a parar e passar a vez, pois o jogador corre o risco de perder tudo.
LANÇAMENTO DE DADOS:
1 = 100
5 = 50
Outros = Zero
Vence o jogo o participante que atingir primeiro 10.000 pontos (exatos).
BÔNUS
1. Se o jogador conseguir virar 3 dados com quantidades iguais, obterá os seguintes valores:
Exemplo: 3 × 1 = 1.000
3 × 2 = 200
3 × 3 = 300
3 × 4 = 400
3 × 5 = 500
3 × 6 = 600
- Se o jogador conseguir virar 4 dados com quantidades iguais, dobrará os valores estipulados para a jogada com 3 dados.
Exemplo: 4 × 1 = 2.000
4 × 2 = 400
4 × 3 = 600
4 × 4 = 800
4 × 5 = 1.000
4 × 6 = 1.200
- Se o jogador conseguir virar 5 dados com quantidades iguais, independente do valor e do momento, ganha o jogo.
- Cada jogador (após ter conseguido iniciar a jogar) poderá comprar os pontos obtidos pelo jogador anterior, na última jogada, por 3 vezes, com a quantidade de dados que sobrar da jogada dele. Se conseguir tirar 1 ou 5, os pontos obtidos serão somados aos pontos comprados do jogador anterior, aumentando assim mais rapidamente a sua pontuação. O próximo jogador também poderá comprar a última pontuação obtida, até que alguém perca no lançamento dos dados ou os pontos ultrapassem aos que ele necessita para fechar os 10.000 pontos.
Por exemplo: se ele conseguiu fazer 1.200 pontos e sobrou apenas 1 dado, você poderá arriscar e comprar. Ao lançar apenas 1 dado e conseguir 1 ou 5, junta todos os dados e joga novamente. Se não tirar 1 ou 5, perde tudo o que comprou e o que tirou nesta rodada, porém, conserva os pontos conseguidos anteriormente. Portanto, o que já estava marcado não será perdido. Se o jogador anterior precisar apenas tirar poucos pontos para encerrar a partida e conseguir uma pontuação alta, a mesma não será válida nem para ele nem para ninguém comprar. Se você precisa de poucos pontos para fechar o jogo, também não poderá comprar.
JOGO 4: QUADRADOS TRI ALINHADOS
MATERIAL: papelão (ou e.v.a.) para confeccionar um tabuleiro quadrado (ou outro material firme), lápis, régua, tesoura, caneta hidrocor ou giz de cera colorido, 3 peças de dois tipos diferentes para cada jogador (pedras, tampinhas de garrafa, moedas, outros...).
COMO DESENHAR O TABULEIRO: O quadrado maior deverá ter no mínimo 30 cm de lado. Desenhar dois quadrados de menores dimensões em seu interior. Dividir ao meio em forma de +, deixando em branco o quadrado central (menor). Reforçar os 24 pontos de encontro das linhas de todos os quadrados.
COMO JOGAR: Distribuir 12 peças para cada participante. Os dois jogadores, alternadamente, colocam 1 peça de cada vez sobre um ponto vago no tabuleiro, tentando fazer uma seqüência de 3 peças no sentido vertical, horizontal, ou em uma das diagonais. As 3 peças podem ser alinhadas de 20 maneiras diferentes. O vencedor será o jogador que conseguir alinhar 3 peças mais vezes. Se ninguém conseguir colocá-las, considera-se a partida empatada.
Sugestão: usar como peças do jogo miniaturas de brinquedos ou animais, sementes, pedras, tampinhas de garrafa forradas com duas cores diferentes. As regras do jogo também poderão ser mudadas. A criatividade é sua.
Nota: Tenho mais jogos, mas não consigo passar os desenhos para a postagem, eles não aparecem. Pensarei em uma forma de adicionar modelos nas próximas postagens, talvez fotos... Olivia
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