ARQUIVOS DO BLOG - oliviasll

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

ADAPTAÇÃO ESCOLAR - ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

Adaptação Escolar na 5ª série: uma nova etapa na vida dos estudantes do Ensino Fundamental

“A educação não pressupõe apenas uma formulação, mas uma condição formadora necessária ao próprio desenvolvimento natural do indivíduo.”
                                                                       (PIAGET, 1968)
 Objetivos:

  • Apresentar as normas institucionais aos alunos da 4ª série do Ensino Fundamental.
  • Conscientizar os alunos sobre a rotina das atividades desenvolvidas na 5ª série.
  • Favorecer situações escolares que acelerem o processo do desenvolvimento individual, estimulando atitudes de abertura para experiências de autodeterminação e de interdependência, considerando paralelamente aspectos da evolução do autoconceito e da identidade pessoal.

Apresentação:

            De modo geral, os conceitos de adaptação encontrados nos livros de psicologia destacam as modificações comportamentais do indivíduo para responder aos estímulos ambientais e ajustar-se ao meio, resultando daí a sua adaptabilidade, ou seja, a capacidade em responder às situações ambientais e dar respostas apropriadas às circunstâncias em mudança ou mudanças.
            Para Piaget, em todas as formas de adaptação há processos de assimilação e de acomodação que se equilibram, não sendo o ser humano capaz de puramente assimilar ou acomodar seja na ação, no pensamento ou na imaginação. Toda experiência humana é, de certa forma, fantasia e organização, sendo a predominância da combinação adaptativa determinada pelo momento e situação.
            O processo de adaptação escolar está diretamente vinculado à dinâmica da escola, incluindo diferentes níveis de relacionamento, bem como a tipos de estrutura grupal, constituindo-se a escola numa subcultura peculiar.
            A educação apóia-se em experiências de vida e pressupõe relação constante entre pensamento-realidade e ação. É um processo que leva o indivíduo a dominar as exigências do meio, através de diversas modalidades, havendo sempre expectativas em torno das suas formas de adaptação nos diversos sistemas de relações.
            A adaptação dos escolares é um processo contínuo e multidimensional onde se observa o desenvolvimento dos controles internos e externos da identificação e internalização de valores através de atitudes. Na dinâmica escolar é interessante observar como os alunos se conduzem em relação aos estímulos oferecidos, movimentando-se dentro do grupo, escola ou classe.
            Considerando a influência da educação no desenvolvimento das sociedades, bem como o papel ativo das instituições sociais responsáveis em coordenar o processo educativo, num ritmo cada vez mais acelerado de mudança, cabe à escola: favorecer o processo da evolução dos indivíduos através de ação integrada, com a finalidade de assegurar a consistência e o equilíbrio dos comportamentos escolares resultantes de novas experiências e da descoberta de novas capacidades, evoluindo numa dimensão individualizadora e socializadora.

Estratégia:

  • Uso de recursos audiovisuais e humanos
  • Apresentação do Regimento Interno da Intituição de Ensino (Normas Institucionais)
  •  Utilização do RAD (Registro de acompanhamento discente)
  • Número de aulas diárias
  • Tempo de duração das aulas
  • Número de Disciplinas da 5ª série
  • Horário entrada/saída
  • Autorização entrada/saída
  • Uso da Agenda
  • Bilhetes assinados pelos pais/responsáveis
  • Provas assinadas pelos pais/responsáveis
  • Uso do uniforme
  • Tarefas de casa
  • Trabalhos de casa e em grupo
  • Notas (média bimestral e anual) – promoção para a série seguinte.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

NOVAES, M. H. (1976) Adaptação escolar: diagnóstico e orientação. Petrópolis: Vozes.
HANNAS, M. L. (1983) Psicologia do Ajustamento. Petrópolis: Vozes.

Nota: Plano de Intervenção da Orientação Educacional elaborado, apresentado e executado por Olivia Souza de Lima Leite, no Colégio de aplicação UNIVALI, em novembro de 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário